A Pequena Tiffany

Publicado em

Seu rosto salpicado de sardas e os longos cabelos ruivos e encaracolados balançavam de um lado para o outro enquanto Tiffany corria pela rua. A lua estava clara naquela noite; era lua cheia, e seu brilho parecia um farol suspenso no céu, iluminando o cenário com uma claridade quase irreal. O vestido branco, tão alvo quanto a própria luz que banhava os túmulos, contrastava com a palidez de sua pele, enquanto seus pequenos pés percorriam o caminho coberto pela neblina.

Seu pai a observava sentado ao lado da esposa, com uma garrafa de vodca entre os dedos trêmulos. A menina corria até o fim da rua e depois voltava, repetindo a brincadeira com a alegria despreocupada de quem não conhece o perigo. Não tinha medo daquele lugar. Para ela, não havia nada de assustador naquelas lápides silenciosas, nem na névoa que se arrastava rente ao chão, fria e espessa. Tudo o que importava era que seu pai estava ali, diante de seus olhos, e que, depois de tanto tempo, talvez finalmente tivesse vindo buscá-la.

Tiffany ainda se lembrava da última vez em que o vira. O rosto dele estava vermelho de raiva, a voz preenchia a casa com gritos, e ela se escondia debaixo dos lençóis, encolhida em sua cama, observando pelas frestas do tecido enquanto ele discutia com sua mãe. Aquela cena não era novidade. As brigas aconteciam com tanta frequência que a menina já aprendera a reconhecer os passos pesados, as portas batendo e o silêncio pesado que vinha depois.

Ela não sentia raiva do pai pelo que ele fazia. Era pequena demais para compreender a crueldade que se escondia por trás daqueles gestos, pequena demais para entender por que o homem que deveria protegê-la era também aquele que mais a assustava. Ainda assim, ela o amava. E continuou amando-o mesmo depois que ele levou sua mãe a um lugar sem volta e, pouco tempo depois, também a deixou para trás.

Agora, porém, Tiffany estava feliz. Corria entre as lápides como se estivesse num jardim particular, os cabelos ruivos dançando ao vento, sem perceber as lágrimas que começavam a se acumular nos olhos do homem.

Ele levou a garrafa aos lábios e bebeu o último gole, o líquido ardendo na garganta sem apagar o fogo que consumia sua mente. Por alguns instantes, permaneceu imóvel, encarando a menina que corria em sua direção. Então se levantou.

Pela primeira vez, depois de tantos anos de fuga, aquele homem finalmente viera visitar a família que havia destruído.

Caminhou lentamente até as lápides, os joelhos vacilantes e a garganta apertada por palavras que demorara anos demais para pronunciar. Diante dos nomes gravados na pedra, desabou. Chorou como não chorava desde aquela noite de cacos e sangue e, com a voz embargada pela culpa, pediu perdão.

Depois, chamou pela filha.

— Tiffany...

A menina interrompeu a brincadeira e se virou para ele. Seu sorriso era tão doce quanto o de qualquer criança que ouve o pai chamá-la para voltar para casa.

O homem enxugou o rosto com as mãos trêmulas, o ar rarefeito pesando em seu peito.

— Agora que finalmente pedi perdão pelo que fiz... você pode me deixar em paz? Pode me deixar dormir?

Tiffany inclinou ligeiramente a cabeça, os grandes olhos claros refletindo a luz da lua. Por um instante, pareceu ponderar o pedido. Então abriu um sorriso travesso, luminoso, como se o pai tivesse acabado de lhe propor uma nova brincadeira, e desapareceu lentamente na neblina.

O homem caiu de joelhos diante das sepulturas, o silêncio da noite desabando sobre seus ombros.

Cinco anos haviam se passado desde a noite em que, com as próprias mãos, acabara com a vida de sua família. Cinco anos tentando afogar a lembrança na bebida, tentando fechar os olhos sem rever os rostos daqueles que nunca mais voltariam para casa.

Mas Tiffany continuava voltando.

Todas as noites, sob a mesma lua implacável, com os cabelos ruivos balançando ao vento e o vestido branco desaparecendo entre a névoa, a menina corria até o fim da rua e voltava, esperando que o pai finalmente se levantasse para acompanhá-la.

E, quando ele não o fazia, ela se aproximava, com a mesma ternura incorruptível de sempre, e perguntava por que ele demorava tanto para ir buscá-la.